Como retirar ar da tubulação de água

23/06/2015 10:37

Como retirar ar dos canos de água

 

Existe um problema que ocorre em muitas residências que é a entrada de ar nos canos que descem da caixa d´agua. Normalmente o AR entra quando ocorre uma falta d'água, consequentemente a caixa fica vazia e o ar acaba entrando pela tubulação e quando a água volta, as torneiras e o chuveiro de dentro de casa não recebem a água, mesmo a caixa estando cheia novamente. Isso é um problema bastante irritante, e geralmente você percebe quando chega do trabalho e vai entrar para tomar banho, abre o registro do chuveiro e cadê a água?

 

Minha dica vai ser para resolver o problema pontual, depois do ocorrido, pois para resolver esse problema em definitivo o correto é instalar um suspiro perto da caixa d´água e no cano de descida da água. É um cano que deve ser mais alto que a altura máxima da água da caixa e deve permitir a saída de ar da tubulação.

 

Mas o que fazer se para retirar o ar do cano quando o problema já aconteceu?

Como retirar o ar do cano do chuveiro ou da torneira?

 

 

 

Eu já passei por esse problema em pelo menos 4 residências diferentes e vou mostrar o que sempre faço para eliminar o ar da tubulação:

 

Para realizar a tarefa você pode (em alguns casos não será necessário) precisar de algumas ferramentas, como por exemplo chave de fenda, chave de boca ou chave de grifo e dependendo do local, um ou mais baldes para evitar não molhar muito o local.

 

- Em primeiro lugar, para retirar o ar do cano, você vai precisar achar um local onde possa retirar o registro, cano ou tubo acoplado à tubulação da casa.

 

- Se você tiver em casa aqueles vasos sanitários com caixa acoplada, é a melhor opção, pois basta remover a ligação entre o cano da parede o tubo que é ligado ao vaso sanitário. Normalmente basta desenroscar o tubo que está ligado no cano da parede. Retire a conexão até que a água comece a jorrar. Utilize um balde para receber a água que vai sair. Deixe saindo água até que seja um fluxo bastante forte e feche novamente. Faça o teste na torneira ou chuveiro e veja se o fluxo de água voltou ao normal.

 

- Outra opção é remover o registro da ducha higiênica. Aqui talvez você precise de alguma das ferramentas citadas acima. Retire o registro até que a água comece a jorrar. Utilize um balde para receber a água que vai sair. Deixe saindo água até que seja um fluxo bastante forte e feche novamente. Faça o teste na torneira ou chuveiro e veja se o fluxo de água voltou ao normal.

Veja na imagem abaixo as 2 opções circuladas em vermelho que descrevi acima

 

 

 

 

 

 

- A terceira opção é utilizar o registro do chuveiro. Aqui é certo de precisar de ferramentas. utilize o mesmo processo acima. Retire o registro até que a água comece a jorrar. Utilize um balde para receber a água que vai sair. Deixe saindo água até que seja um fluxo bastante forte e feche novamente. Faça o teste na torneira ou chuveiro e veja se o fluxo de água voltou ao normal.

 

 

 

 

 

 

Pronto, isso deve resolver o problema de forma pontual e você poderá tomar aquele banho gostoso no chuveiro sem precisar carregar baldes de água.

 

 

 

 

 

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">