Como Remover Vírus no Modem Roteador

30/05/2015 16:56

Como Remover Vírus no Modem Roteador Arris 

Muitos podem achar estranho mas a verdade é que alguns modems podem ser infectados por vírus ou podem permitir que sua conexão seja direcionada para outros sites ou fiquem exibindo propagandas a todo momento. Isso ocorre por causa de vulnerabilidades existentes e por causa das senhas padrões que todos os modems possuem.

 

Essas propagandas e mensagens podem acontecer tanto quando se usa o computador, como também no uso de tablets e smartphones com Andriod, Windows Phone ou IOS.

 

No caso de celulares ou smartphones o negócio é tão irritante que é quase impossível navegar, pois fica aparecendo, a todo momento, uma nova página pedindo para você instalar um novo aplicativo, dizendo que seu aparelho está infectado ou com bateria fraca e você não consegue fechar a tela (Veja alguns exemplos de telas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já em computadores ou notebooks o problema que ocorre é que ficam aparecendo banners e propagandas sem parar, normalmente no canto inferior direito, e páginas vão abrindo sozinhas. Veja abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No meu caso tudo isso passou a acontecer quando a NetVirtua trocou o modem que eu tinha pelo Modem roteador ARRIS modelo TG862. Achei que minha rede tinha sido infectada pois todos os notebooks e smartphones passaram a apresentar o mesmo problema. Porém passei desconfiar do modem quando conectava meu smart em outra rede ou no 3G e o problema de ficar solicitando instalação de um novo APP não ocorria.

 

Mas realmente por que isso ocorre?

 

Como a senha padrão desse roteador ARRIS é "password", o suposto “Vírus” ou “Malware” se aproveita desta vulnerabilidade para alterar o endereço DNS do roteador e fazer com que sua conexão seja direcionada para endereços específicos. Então quando você se conecta a rede e entra na internet, seu navegador começa a explodir as mensagens e propagandas sem para.

 

Fiz várias pesquisas e descobri que muitos possuem o mesmo problema, como posso mostrar nos comentários abaixo.

Comentário 1

“Boa noite... 
Está acontecendo isso comigo também. Entro em qualquer site pelo Chrome no celular e encaminha para outro site alegando virus e não da pra voltar para o site. Estava na rua e restaurei configuração de fabrica. Funcionou numa boa... 

Cheguei em casa, conectou no wifi e voltou a msg.

No celular da minha esposa esta acontecendo o mesmo... e no note esta aparecendo umas poup-ups (mas essas consigo fechar).”

 

 

Comentário 2

“Resetei o meu celular no trabalho e usei o 3G sem estar logado na conta do google play.Fiquei navegando por 1h30 mim e não apresentou redirecionamento de paginas / propagandas. Depois acessei o wifi do meu onibus por volta de 1h30 mim até em casa e não apresentou problema. Ao chegar em casa acessei o WIFI e apenas em 1 min começou as propagandas. Diante disso começo a duvida que o problema seja realmente o roteador (visão de leigo). Qual é a marca do seu aparelho? O meu é da Arris. (reparei também que surgiu alguns anúncios no meu notebook.”

 

Durante as pesquisas, consegui descobrir como resolver o problema e funcionou perfeitamente comigo e vou postar aqui o que você deve fazer.

O que fiz foi o seguinte:

  1. Acesse as configurações do Modem digitando na barra de endereço do browser o endereço IP 192.168.0.1

 

  1. Fui até a aba LAN e alterei o campo os campos DNS principal / Secundário para os do Google (para 8.8.8.8 e 8.8.4.4)

 

  1. Acesse a aba FIREWALL e ative o Firewall

 

 

  1. Acesse a aba Basic e troque a senha do ROTEADOR, no botão change password, para uma senha pessoal e não esqueça de anotar pois poderá precisar no futuro.

 

 

  1. Reiniciei o roteador e esperei 5 segundos para religar.
  1. No smartphone: Desconecte o celular da rede. Entre nas configurações do sew browser (todos os Browses instalados). Acesse o menu privacidade e limpe todos os dados de navegação (Histórico, cokies, senhas e etc) e reinicie o smartphone
  1. Faça a mesma coisa no computador. Desconecte- o da rede: Entre nas configurações do sew browser (todos os Browses instalados). Vá em configurações avançadas. Acesse o menu privacidade e limpe todos os dados de navegação (Histórico, cokies, senhas e etc).

 

As telas e opções de configurações podem mudar de brwser para browser mas é normalmente o que informei acima

 

Pronto... Reconecte tudo e adeus propagandas e solicitações de instalção de aplicativos