Como passar fios em conduítes entupidos

21/08/2014 08:39

Se você já se deparou com um conduíte entupido, sabe exatamente o quanto de raiva já deve ter ficado do pedreiro que o colocou ali, sem contar nas estressantes horas perdidas tentando encontrar um jeitinho.

 

 

 

Você também já deve ter ouvido muito as seguintes frases:

 

Como passar fio por um conduíte entupido ou apertado?

 

Minha guia não passa pelo conduíte de jeito algum, o que posso fazer?

 

Tem alguma dica que posso usar para passar fios por conduíte entupido?

 

Também já passei por isso e vou deixar aqui algumas das muitas dicas que já ouvi e usei, algumas funcionarm e outras não. Então não custa tentar.

 

1 - A primeira coisa a fazer é medir a distância entre os pontos que deseja passar os fios e comprar uma guia de passar fios vendidas em casas de material de construção. Dessa forma, se tudo estiver normal , a guia passará com tranquilidade e você não terá maiores problemas.

 

2 - Agora se começar a encontrar dificuldades, uma dica que funciona bem é no caso de você já ter algum fio passando pelo conduíte. Nesses casos, utilize o próprio fio como guia. Pegue uma das pontas junte com o fio que deseja passar e cruze ou amarre bem os dois fios para não soltar, procurando uma forma de não deixar um nó muito largo. Use fita isolante para ajudar a grudar os dois fios tentando fazer uma junção bem retilínea. 

Depois disso, peça a ajuda de outra pessoa para auxiliar na passagem dos fios. Agora, na outra ponta do cabo começe a puxar devagar, enquanto o seu ajudante vai liberando o fio do outro lado. Se em algum ponto emperrar, tenha mais calma e faça motimentos leves, forçando um pouco em ambas as pontas até que o fio passe. Não use muita força pois se o fio arrebentar poderá ser bem pior.

Durante a passagem, não esquecer de usar um fio reserva para que o fio usado como guia posssa retornar pelo conduíte. Ou simplesmente aproveitar para trocar logo toda fiação, passando uma quantidade de fios adequada para isso.

 

3 -  Uma dica bastante usada é passar vaselina na ponta da guia de passar fios, isso facilita a passagem no ponto que está mais obstruído. É legal também passar a vaselina em alguns pedaços do fio e da guia para ir lubrificando a passagem. Não use Sabonete ou detergente, pois isso resseca o conduíte.

 

 

4 - Agora a dica mais interessante: Usar Aspirador de pó, linha e isopor. Funciona assim: você coloca o aspirador em uma das pontaso e veda o máximo que puder com um pano para evitar saída de ar. Na outra ponta você amarra a linha numa bolinha de isopor bem pequena, Liga o Aspirador e pede alguém para ir liberando a linha enquanto ela é aspirada. Se a bolinha conseguir chegar lá do outro lado, você vai marrando linhas mais fortes, nylon ou barbantes e vai passando pelo conduíte até que possa amarrar o fio.

 

5 - Essa aqui é para os corajosos. Tente ácido muriático. Aplique uns 200 ml no conduíte, dizem que isso corroe o cimento que pode estar obstruindo o local sem corroer o conduite. Depois jogue água, mais uns 200 ml e aspire. Faça uma adaptação de uma manqueirinha cristal no aspirador com fita adesiva, repita a lavagem mais 2 ou 3 vezes e deixe de um dia pro outro pra dar uma arejada.

 

Confesso que essa eu não tentaria, mas o depoimento de quem fez diz que resolveu.

 

6 - Uma solução que pode ser utilizada é limpar a tubulação com aquelas lavadoras de alta pressão. Faz um pouco de sujeira pois escorre água, mas o resultado final é satisfatório desde que o conduíte não esteja amassado.

 

7 - Se tem dinheiro sobrando pode tentar chamar uma empresa especializada.

 

8 - Agora, se não tiver jeito, é verificar +/- a posiçao que a guia está prendendo e marretar a parede para trocar o pedaço de conduíte entupido.

 

Essas são as dicas, espero ter ajudado e boa sorte !!