Como Desentupir Ralo da Pia

29/06/2016 08:12

Dicas para Desentupir o Ralo da sua Pia

Quem nunca se deparou com uma pia entupida? Você se prepara para lavar a louça e de repente você percebe que a água não está descendo  ou demora muito a descer. Isso pode estar acontecendo por causa de acúmulo de gordura, sujeira ou até mesmo algum objeto que tenha entrado pelo cano.

Mas, vamos lá. Antes de gastar um dinheiro e chamar uma desentupidora que tal arriscar algumas dicas para tentar desentupir a Pia você mesmo.

Vamos as dicas:

 

1 – Use bicarbonato de sódio

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio no buraco da pia ( de 1 até 4 colheres) e aguarde uns minutos. Depois despeje um copo de vinagre branco, de preferência. Espere cerca de 30 minutos e jogue uma boa quantidade de água quente. Espere descer e depois abra a torneira para ver se funcionou. Nesse procedimento é normal espumar e sair mau cheiro do local. Repita o processo no dia seguinte.

 

2 – Detergente Líquido ou Sabão em Pó

Outra boa dica para tentar desentupir a Pia por causa de acúmulo de gordura é ferver de 4 a 5 litros de água com detergente líquido ou sabão em pó. Vá despejando aos poucos no talo da pia. Isso funciona bem para dissolver gordura acumulada.

 

 

3 – Coca Cola

OI ? Coca Cola? Sim é isso mesmo. Pegue uma garrafa Pet de 2 litros de Coca cola e despeje aos poucos no ralo da pia. Pode funcionar bem em alguns casos por causa dos ingredientes da coca cola.

 

 

4 – Soda cáustica.

ATENÇÃO: O USO DA SODA CÁSTICA REQUER MUITO CUIDADO.

Use equipamentos de segurança como luvas, óculos, roupas de manga longa e botas para o manuseio.

Dissolva 2 xícaras de soda cáustica em 2 litros de água. Mexa com uma colher de pau. Nunca use a mão. Coloque lentamente no ralo e cuidado com os respingos. Deixe agir por uns 20 minutos. Em seguida Ferva 5 litros de água e despeje no local.

Para limpar todos os resíduos, ligue a bica e deixe a água correr por algum tempo.

 

5 – Retire o Sifão

O Sifão serve para acumular resíduos no seu interior e evitar e que eles desçam para a tubulação. É sempre bom fazer uma limpeza regular para evitar entupimentos. Então não custa nada retirar o sifão e providenciar uma limpeza no mesmo. O Sifão pode ser de metal ou de PVC e normalmente possui uma base roscável. Ele também pode ser em Formato de “S” com 2 roscas, uma em cada extremidade. Coloque um balde embaixo da pia e tente desenroscar o “copo” do Sifão ou, nos casos do formato em “S”, retirá-lo e providencie uma limpeza com espuma e detergente.

 

6 – Cabo Desentupidor

Se nada funcionar, ainda resta uma outra alternativa que é ir em qualquer loja de material de construção e comprar um cabo desentupidor, que é um cabo de aço em espiral com uma bucha na ponta e com diversos tamanhos. Você introduz no encanamento entupido a partir da caixa de gordura ou após o sifão e faz movimentos de vai e vem. Se o que estiver obstruindo estiver dentro do limite de alcance do cabo ele vai retirar e resolver o problema com um custo bem menor do que contratar um serviço especializado.

 

 

7 – Desentupidor de Pia por pressão

Não poderia esquecer de mencionar aqueles antigos desentupidores de Pia que possui um cabo e uma borracha na ponta. Você coloca na boca do ralo da pia e faz pressão com movimentos de vai e vem. Isso também resolve em alguns casos e resolve bem.

 

 

Conhece mais alguma dica ? Deixe seu comentário ou mande pra gente.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">