Como Acabar com Carrapatos

25/03/2015 14:17

Como Eliminar e Acabar com Carrapatos Dentro de Casa e no Animal de Estimação

Não está aguentando mais tantos carrapatos pela casa e no seu animal de estimação? Quer acabar com os carrapatos da casa e do se cachorro ou gato? Quer conhecer alguns remédios caseiros que podem ajudar a acabar com todos esses carrapatos ?

 

Bom, em primeiro lugar é importante saber como é o ciclo de vida dos carrapatos.

Ilustração 1

 

 

Ilustração 2

 

Existem carrapatos machos e carrapatos fêmeas, geralmente diferenciados pelo tamanho. Os machos são menores e raramente se alimentam de sangue.  Já a fêmea adulta, após se alimentar de sangue, fica grande e gordinha e assume o aspecto de um grão de feijão grande.

 

 

A fêmea depois de ter se alimentado bastante e estar bem ingurgitada (inchada e cheia de sangue e ovos) ela se desprende do animal por vontade própria, cai no solo e libera de 200 a 5.000 ovos no ambiente. Então, meus amigos, é ai que começa o pesadelo!!! A época do ano mais propícia para os carrapatos é desde o início da primavera até o início do outono.

No ciclo do carrapato, assim que o ovo eclode no ambiente, a larva (primeiro estágio) precisa logo se alimentar e vai procurar um hospedeiro, que no caso, é o cachorro. Depois que essa larva cresce, ela sai do cachorro e volta para o ambiente para realizar a primeira muda, se transformando em ninfa. Em seguida, retorna novamente para o animal, onde se alimenta, e volta a fazer mais uma muda no ambiente. Após essa terceira vez é que temos o carrapato adulto. O ciclo continua quando a fêmea do carrapato novamente se solta do cachorro após 4 a 10 dias quando já está bem cheia de ovos) para poder colocar seus ovos outra vez no ambiente em locais como frestas de parede e piso, plantas e gramas. Depois de colocar os seus 3000 ovinhos ela morre (como na foto abaixo).

 

 

No ciclo do carrapato, fica claro que ele passa pouco tempo no animal, pois são carrapatos conhecidos por possuírem três hospedeiros, onde cada estágio de desenvolvimento tem um hospedeiro (podendo ser três cachorros diferentes ou ser o mesmo cachorro).

Por isso meus amigos e amigas, fica claro que tão importante como tratar seu cãozinho ou gatinho é cuidar muito bem do ambiente.

Vou colocar aqui algumas dicas e informações retiradas de sites e remédios caseiros que podem ajudar a acabar com essa praga.

Mas nunca se esqueçam !! Procurem sempre um médico veterinário !! Só ele pode tratar o assunto da maneira mais adequada.

 

 

O primeiro passo a se fazer é : COMO ACABAR COM OS CARRAPATOS DO ANIMAL.

É possível encontrar no mercado inúmeros produtos anticarrapatos: xampu e sabonetes; talcos; coleiras; pipetas (spot-on); spray e comprimidos. Cada um desses possui suas vantagens e desvantagens e nada melhor que seu médico veterinário para indicar o melhor para cada situação.

 

Xampu e sabonetes:

É o de custo mais baixo mas matam os carrapatos apenas enquanto estão em contato com o produto durante o banho. Após o banho o animal está livre dos carrapatos até ser colocado no ambiente contaminado novamente. Não tem efeito residual. Necessário cuidado ao dar banho para o animal não ingerir o produto.

 

Talcos anticarrapatos:

Pode ser usado tanto no animal quanto para controle do ambinete e é de fácil aplicação.

 

Coleiras anticarrapatos:

Possui efeito mais prolongado. Deve-se ter cuidado no manuseiro e é mais propício a causar alguma irritação tanto na pele do cachorro quanto na sua pele e se entrar em contato com sua boca ou olhos.

 

Pipetas:

Existem algumas no mercado com princípio ativo diferente. Aplica-se diretamente na pele, normalmente próximo a nuca. Protegem normalmente por 30 dias. Algumas protegem também contra pulgas, mosquitos e vermes intestinais.

Deve-se respeitar o tipo de pipeta para cada peso do cachorro. Por exemplo: tem pipetas para animais de até 10kg, de 11 a 20kg, de 21 a 40kg e outras variações.

 

Spray:

Muita atenção ao comprar estes produtos, pois há sprays anticarrapatos para serem usados diretamente no cachorro e outros que só devem ser usados no ambiente. Para o animal: é seguro e são bons para o controle das infestações. Deve ser aplicado em todo o corpo do animal, incluindo patas, barriga, rabo e cabeça (cuidado com os olhos e boca; melhor neste caso usar um algodão molhado com o produto).

 

Comprimidos:

Normalmente protege por um bom período. Mais indicado para animais com pele bastante ferida ou alérgicos. Não indicado para filhotes e em cadelas prenhas ou em lactação. Geralmente são mais caros.

 

É possível também fazer associações ao mesmo tempo para eliminar as pulgas do seu cachorro, por exemplo: Spray + Coleira; Pipeta + Comprimido; Spray + Comprimido.

Nunca use mais do que 2 associações ao mesmo tempo! Não use por conta própria !! Consulte o médico veterinário para fazer essa associação.

 

 

Em segundo lugar e tão importante quanto é: COMO CONTROLAR OS CARRAPATOS DO AMBIENTE.

 

Do mesmo modo que existem os produtos para serem usados nos cachorros, podemos encontrar no mercado inúmeros produtos anticarrapatos para o controle do ambiente como: talcos; spray ou aerossóis, inseticidas e empresa dedetizadora.

 

Talco: 

Como informei anteriormente, o mesmo talco que você pode utilizar no seu cachorro, você também pode usar para o controle do ambiente. Você pode polvilhar os locais de maior permanência dos animais, como as camas. Também pode colocar um pouco do talco dentro do saco do aspirador de pó e aspirar toda a casa.

 

Spray ou aerossóis:

A melhor indicação para eles é justamente nos muros e paredes. É legal também para criar uma “barreira invisível” contra os carrapatos que possam estar vindo do vizinho. Deixe secar e ventile bem o ambiente antes de colocar novamente os animais. Cuidado no manuseio, ideal utilizar luvas, máscara e óculos para proteção.

Uma sugestão é utilizar os sprays para ambiente apenas para lugares mais específicos, como o muro, canil de alvenaria ou casinha que o cachorro fique. Utilizar outra forma de combate para o restante do ambiente.

 

Inseticidas:

Possui um efeito residual maior porém é mais perigoso para saúde. Normalmente necessita de nova aplicação a cada duas semanas. Serve para outros tipos de insetos. Cuidado no manuseio, ideal utilizar luvas, máscara e óculos para proteção. Deve-se retirar todos do ambiente e somente retornar com os animais e crianças após ter saído todo o cheiro e o piso estiver secado naturalmente. Ideal usar pela manhã, deixar janelas abertas e sair de casa juntamente com seu animal, só retornando a noite.

 

Empresa dedetizadora:

Existem várias, pesquise qual oferece esse tipo de serviço.

 

 

Como eu consegui acabar com os carrapatos de casa e do meu cão.

Tenho meu cão há 3 anos e dificilmente aparecia carrapatos nele, vez ou outra surgia um que eu tirava e pronto. Mas outro dia surgiram centenas deles e fiquei atordoado com a situação. Era carrapato na pele, nas patas, nas orelhas e andando pela casa. Mas não perdi o controle da situação e fiz o seguinte.

- Primeiramente eu passei a examinar o animal diariamente e retirar os carrapatos com bastante cuidado e colocar as pestes num copo com álcool para que eles morram. O ideal é utilizar um cotonete com álcool e um óleo mineral para desgrudar o carrapato da pele e retirar sem a necessidade de puxar o carrapato diretamente do animal. Isso é importante para não deixar as garras do carrapato presas à pele do animal, o que pode causar infecção. É claro que nem sempre isso é possível e vou admitir que algumas vezes retirei os bichinhos puxando com as pontas dos dedos mesmo. O problema é que a cada dia apareciam mais e mais.

- Após alguns dias, vi que isso por si só não seria possível então utilizei um remédio sugerido pelo veterinário que foi o Advantage Max 3 Cães, de acordo com o peso do cão. Confesso que achei o resultado não satisfatório pois os carrapatos continuavam lá, porém deve ter ajudado um pouco.

- Numa dessas limpezas e durante o bando eu percebi muitos carrapatos dentro da orelha e retirar esses foi o mais difícil. Eu usei uma solução caseira de molhar o cotonete numa mistura de álcool e vinagre e passar nos carrapatos que estavam dentro da orelha do meu cachorro. Depois consegui retirar os carrapatos mortos usando o próprio cotonete.

- Na minha opinião e que surtiu efeito comigo foi ASPIRAR A CASA TODA. Isso mesmo, tenha o trabalho de aspirar cada cantinho de sua casa, chão, paredes, rodapés e cada frestinha que puder. Isso será importante para sugar carrapatos, larvas e ovos que você acaba não vendo. Você pode também colocar um pouco de talco anti-carrapato no saco do aspirador para ajudar a matar as pragas. Importante foi ter conseguido achar as fêmeas cheinhas de ovos andando pelo ambiente e ter retirado elas. Depois utilize algum produto químico ou caseiro, que poderá consultar mais abaixo, e passe um pano por toda a casa. No meu caso eu utilizei água sanitária e lysoform. Não esqueça de deixar o animal fora de casa até secar.

- Então eu consegui eliminar os carrapatos usando limpeza constante no animal, uso de remédio industrial, uso de remédio caseio e limpeza total da casa.

 

Agora seguem dicas de Remédios caseiros para carrapatos e pulgas

 

Remédio 1

2 colheres de sopa de vinagre branco;

1 colher de sopa de álcool;

1 litro de água

Dar banho normalmente no cão e enxaguá-lo. Passar esta mistura no corpo todo do animal, mergulhar as patas na mistura.

Limpar a casa normalmente e depois passar um pano com esta mistura, especialmente nos cantos e no quintal e deixe secar.

 

Remédio 2

1 litro de álcool (compre álcool de cereais - é melhor do que o de supermercado)

30g de cânfora (compra nas farmácias)

1 pacotinho de cravo da índia  (100g)

1 copo de vinagre branco

Obs: Algumas pessoas chamam essa receita de Front line caseiro, deve ser pela sua eficiência.

Modo de fazer: Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora, NÃO FERVER. Misture todos os ingredientes, coloque num borrifador de plantinhas.

Use bastante nos pelos dos cães e gatos, na casa depois de varrer, nas casinhas deles.

Carrapatos aparecem ás vezes, pois o vento traz, mas morrem na hora!

Antes do banho deve borrifar esta solução nele e enrrola-lo em uma toalha. As pulgas saem mortas e os carrapatos quase morrendo! Depois é só dar o banho normalmente e secar.

Muito cuidado com os olhos, focinho e boca do cãozinho.

 

Remédio 3

Folhas de Capim Limão ou Erva Cidreira

100 ml de álcool

1 litro de água

2 colheres de sal

Preparo - apanhar folhas e talos do capim limão, esmagar até obter caldo esverdeado, acrescentar 100 ml de álcool para fixar as propriedades ativas.  Deixar descansar por 24 horas, acrescentar 1 litro de água + 2 colheres de sal, mexer e depois pulverizar sobre o carrapato.

No dia seguinte os carrapatos começarão a secar e haverá queda dos mesmos. O efeito residual é longo.

 

Remédio 4

Remédio caseiro só que esse é para o ambiente:

Meio balde de de água

1 copo de vinagre de álcool

1 copo de cloro

½ copo de sal

Deixe agir por pelo menos 3 horas, Caso tenha sido aplicado na casinha ou próximo a ela antes do animal dormir jogue água no local de onde foi aplicado a receita.

Um dos melhores remédios para repelir os carrapatos do nosso cachorro é a camomila.

Para isso, prepare uma infusão de camomila, o ideal é que seja natural.

Deixe esfriar um pouco, pegue um algodão ou pano limpo, mergulhe na infusão e escorra e aplique com cuidado em toda a pele do seu cachorro. Verá como imediatamente os carrapatos começam a fugir do animal. Lembre-se que é muito importante desinfetar a casa para eliminar qualquer rasto deste parasita.

 

Remédio 5

Os carrapatos não gostam nada do sabor dos cítricos, por isso este é outro remédio natural perfeito para eliminá-los. Com eles podemos preparar um repelente caseiro, aplicando com um pulverizador.

O melhor cítrico é o limão mas você também pode usar laranjas ou qualquer outro.

Coloque para ferver meio litro de água com dois limões cortados; quando ferver, deixe durante um minuto e baixe o fogo ao mínimo, deixando durante uma hora. Após esse tempo, deixe esfriar, introduza no pulverizador e aplique o produto sobre seu cachorro com cuidado para não entrar nos seus olhos.

Você também pode pulverizar os cômodos da sua casa para desinfetá-la de carrapatos.

 

Remédio 6

O vinagre de maçã é outro remédio caseiro que os carrapatos odeiam. Para aplicá-lo deverá misturar água com vinagre em partes iguais, molhar um pano limpo ou algodão na mistura, escorrer e umedecer a pele de seu cachorro com ele, suavemente e com muito cuidado.

 

Remédio 7

Um dos remédios caseiros mais eficazes para os carrapatos é a camomila. Prepara um chá com algumas flores desta planta (ou, ainda, pode preparar com um sachê), deixa amornar, embeba em um algodão e aplica na pele do cachorro, sobretudo nas áreas críticas. Os parasitas começarão a se desprender da pele do animal. Depois, desinfetar bem a casa para não deixar nenhum rastro dos parasitas.

 

É isso pessoal, espero ter ajudado e Boa Sorte!!